segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

A autoridade medieval
se funda mais no respeito do que na força

São Luis IX, rei da França, modelo de autoridade medieval
São Luis IX, rei da França, modelo de autoridade medieval
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Até o século XVI, a autoridade real fundou-se mais sobre a sua força moral do que sobre os seus efetivos militares.

Foi ela também que solidamente formou o renome dos reis justiceiros.

Os Regrets de la mort de Saint Louis insistem sobre este ponto:

Afirmo que o Direito morreu, e a Lealdade acabou
Quando morreu o bom rei, a criatura santa
Que a todas e a todos dava direito à sua queixa.
A quem poderão agora os pobres clamar
Quando morreu o bom rei, que tanto os soube amar?
O próprio “bom rei” São Luis insiste muitas vezes neste ponto, nos seus Ensinamentos ao seu filho:

“Executa a justiça e a retidão e sê leal e inflexível para os teus súditos, sem te virares para a esquerda ou para a direita, mas sempre para o direito; e apóia a querela do pobre, até que a verdade seja declarada”.
Joinville conta em diversas ocasiões como ele punha estes princípios em prática, e como a justiça real fazia-se sentir até aos confins do reino:

“No Reno encontramos um castelo a que chamam Roche de Glin, que o rei tinha mandado abater porque Roger, o senhor do castelo, era tido como defraudador dos peregrinos e dos mercadores”.
Foi merecidamente que se popularizou a imagem familiar do carvalho de Vincennes, debaixo do qual ele fazia justiça.

Os castigos que cabiam aos culpados podiam ir até à confiscação dos seus bens.

É uma noção bastante difícil de compreender nos nossos dias, em que o dinheiro pago por uma propriedade nos dá plenos poderes sobre ela, e só nos pode ser tirada por falta de pagamento, seja para regular dívidas para com o fisco ou com particulares.

Isto passava-se de igual modo na Roma antiga.

Na Idade Média, o domínio é inalienável.

Mesmo crivado de dívidas, um senhor o conservará durante a sua vida.


Santo Americo, rei da Hungria
Santo Américo, filho de Santo Estevão rei da Hungria
Em contrapartida, corre permanentemente o risco de vê-lo confiscado caso se mostre indigno
do seu cargo ou se infringe o seu juramento.

Todo poder implica uma responsabilidade, e o próprio rei não está ao abrigo desta regra.

Henri de Gand, que define os poderes do rei, reconhece aos súditos o direito de o depor, se lhes der uma ordem contrária à sua consciência.

O Papa pode desligá-los do seu juramento de fidelidade, e não deixa de usar esta faculdade quando um rei comete alguma exação, mesmo na vida privada.

Foi o que sucedeu quando a infeliz rainha Ingeburga, abandonada por Filipe Augusto, dirigiu da prisão de Étampes o seu apelo a Roma.

O princípio fundamental é que, segundo a doutrina de Santo Tomás, “o povo não é feito para o príncipe, mas o príncipe para o povo”.

Tem-se nessa época uma ideia muito elevada dos deveres de um soberano.

Eustache Deschamps, que foi o cantor e o espelho do seu tempo, enumera-os deste modo:

Primeiro deve amar Deus e a Igreja,
Ter bom coração, piedade, compaixão;
Deve preferir o bem comum sobre todos,
O seu povo ter em grande dileção,
Ser sábio e diligente.
O regente deve ser a própria verdade,
Lento em punir, não trazer aborrecimento aos bons,
E aos maus fazer correto julgamento
Para que toda a bondade seja nele vista.


São Luis administrava Justiça à sombra de um carvalho na floresta pública de Vincennes
São Luis administrava Justiça à sombra de um carvalho
na floresta pública de Vincennes

Os reis da França: na guerra força, no trato bonomia e amável familiaridade


A personalidade dos reis capetianos estava singularmente bem adaptada à concepção medieval de realeza.

Ao colocá-los no trono, os seus contemporâneos tiveram toda a sorte, tanto eles corresponderam ao que o povo podia esperar deles, dada a mentalidade da época e as necessidades do país.

Antes de tudo são realistas, muito ligados ao seu domínio, não perdem nunca de vista os seus interesses.

Poderíamos mesmo criticar-lhes uma certa estreiteza de concepções.

Quando se passa dos últimos carolíngios a Hugo, o Grande, ou a Hugo Capeto, a diferença é tocante.

Os descendentes de Carlos Magno, mesmo os mais decadentes, mantêm uma mentalidade “imperial”, olham para Roma, para Aix-la-Chapelle, pensam como “europeus”.

Já os capetianos preocupam-se pouco com o que se passa para lá dos limites do seu território.

Desconfiam do império como de uma perigosa ilusão.

Mais do que a Europa, veem a França.

Sondados várias vezes pelo papado para cingir a coroa imperial, recusarão sempre, e não é sem franzir o sobrolho que verão os seus filhos, como Carlos de Anjou, tentar a sua sorte no estrangeiro.

As suas ambições são limitadas, mas práticas.

Vendo-se na direção de um pequeno domínio, mas fortes com a unção real e com uma tenacidade imperturbável, procuraram fortalecer o seu domínio desenvolvendo a sua autoridade moral.

Mesmo as cruzadas só lhes interessam em segundo plano.

A primeira, que abala toda a Europa, não comove o rei de França.

Balduíno I, primeiro rei do Reino Franco de Jerusalém
Balduíno I, primeiro rei do Reino Franco de Jerusalém
Filipe Augusto faz-se cruzado sem convicção, lembrando-se sem dúvida de que o Oriente não tinha dado sorte a seu pai, Luís VII, que aí tinha comprometido a situação do reino, além da felicidade conjugal.

Aproveita a primeira ocasião para regressar, julgando a sua presença em Artois ou Vermandois mais oportuna que nas costas palestinianas.

Será preciso um São Luís para abraçar com fervor a cruzada, mas isto porque nele predomina a finalidade religiosa, precisamente com exclusão de qualquer ambição terrena.

A quimera imperial, a aventura italiana não passam de tentações em que os nossos capetianos nem sequer se detêm.

Terão os seus descendentes sido sensatos ao romper com esta política do bom senso?

As desventuras de um Carlos VIII, de um Luís XII, de um Francisco I demonstram suficientemente quanta sabedoria representava tal moderação.

Em contrapartida, foi com surpreendente espírito de continuidade que os capetianos se esforçaram por consolidar o seu domínio.

Uma geração após outra, vemo-los arredondar este precioso território, adquirir aqui um condado, ali um castelo, batalhar intensamente por uma fortaleza, reivindicar uma herança, se necessário de espada na mão.

Como táticos experientes, sabiam todo o preço que se deve dar a uma estrada, a uma cabeça de ponte.

Filipe Augusto, rei da França
Filipe Augusto, rei da França
A glória de um Luís VI foi ter assegurado a passagem entre Paris e Orleans, pois para ele as torres de Montlhéry têm mais importância do que teria uma coroa estrangeira.

Ao mesmo tempo, intervêm por toda parte onde podem, nos limites do reino, não perdendo nenhuma ocasião para lembrar a sua presença e o seu poder aos vassalos demasiado seguros das suas forças.

Seja para chamar um senhor à razão ou para abater soldados mercenários, como os ladrões de Berry, eles estão sempre presentes.

Fazer justiça é para eles a mais sã das políticas, e se for caso, sabem sacrificar o seu interesse imediato por um superior.

Lembremos a surpresa que suscitou entre os contemporâneos, como entre os historiadores, o gesto de Luís IX entregando ao rei da Inglaterra o Agenais, a Saintonge e uma parte de Limousin, depois de lhe ter conquistado estas províncias.

Contudo, como o qualificou Auguste Longnon, foi um ato de “alta política”, e sobre o qual o próprio rei se explicou:

“Estou certo de que os antepassados do rei da Inglaterra perderam por direito a conquista que detenho; e se lhe dou a terra, não é por estar dependente dele ou dos seus herdeiros, mas para que haja amor entre os meus filhos e os dele, que são primos-irmãos; e parece-me que emprego bem o que lhe dou, porque ele não seria meu vassalo se não entrasse em minha homenagem”.

O resultado foi realmente ter ganho a fidelidade do seu mais temível vassalo, além da paz entre a França e a Inglaterra por um período de mais de cinquenta anos.

A par deste espírito metódico, é preciso mencionar a bonomia, a amável familiaridade desses reis da França.


(Fonte: Régine Pernoud, “Lumière du Moyen Âge”, Bernard Grasset Éditeur, Paris, 1944)


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