segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Siena e seu Palio: relíquia que vibra ainda
pelo impulso da vida da Civilização Cristã (1)


Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








Quem viaja pela Toscana e chega de noite a Siena atravessa majestosas muralhas e percorre ruas antigas e tortuosas, cheias de mistérios e de encanto.

Assim chega até a Piazza del Campo, centro da história da cidade através dos séculos. Se sobe pela Via di Cittá encontra a catedral, das mais lindas joias da arte medieval italiana, na riqueza de seus mármores e mosaicos.

Então, a pessoa sente a impressão de ter penetrado num mundo de sonhos.


Siena, Piazza di Campo, a cidade medievalNo silêncio e solidão da noite, a cidade como que esconde o que tem de atual, de moderno.
Paira no ambiente apenas o perfume da civilização medieval, da qual ela foi um glorioso expoente e é hoje fiel testemunho.

Siena foi na Idade Média um dos centros mais florescentes da Itália, pelo valor militar e pelo gênio artístico de seus filhos.

Mas foi grande sobretudo pelo espírito católico que os vivificava, e que deu à Igreja Santa Catarina e São Bernardino, aos quais seu nome está imortalmente ligado.

Expoente outrora da civilização cristã, hoje a cidade não é senão um retrato do que foi.

Palio di Siena 1, a cidade medievalDuas vezes por ano, contudo, ela revive, os habitantes retomam os trajes antigos, as corporações de artesãos ressurgem.

Bandeiras medievais são hasteadas, ouvem-se trombetas e tambores de guerra, e, como que saído por encanto de alguma iluminura, um esplêndido cortejo entra na Piazza del Campo ante os olhos maravilhados dos espectadores.

E a festa do Pálio, realizada tradicionalmente desde o século XIV, na qual Siena parece voltar ao passado, oferecendo uma visão encantadora da alma guerreira, artística e religiosa da Idade Média.

Séculos de glória militar

Siena é uma das cidades mais velhas do mundo.

Foi na Antiguidade um centro etrusco, depois gaulês, e por fim romano.

Nos primórdios da Idade Média era constituída por três povoações em redor de outros tantos castelos: Castel Vecchio, Castel di Val di Montone, agora convento dos Servos de Maria, e Castellare de Camollia, hoje desaparecido.

Palio di Siena, a cidade medievalDepois esses pequenos burgos cresceram até se encontrarem em torno da Piazza del Campo, que se tornou o centro de Siena.

Ali se edificou, em 1297, o Palácio Público, com a torre Mangia, de 102 metros de altura.

Seu sino marcava a vida da cidade, soando alegre nas festas, fúnebre nas calamidades e vibrante ao chamar para a guerra.

Sucederam-se séculos de glória militar e de florescimento artístico.

Foi construída a catedral, toda de mármore, listrada de preto e branco, a obra-prima do estilo gótico italiano.

Duccio de Buoninsegna criou a famosa escola sienense de pintura, que no século XIV alcançou seu apogeu.

Em 1555, porém, após uma resistência heróica, a cidade foi dominada pelas forças de Carlos V e anexada ao ducado da Toscana.

Perdeu então para sempre sua independência.

A Piazza del Campo, coração da cidade, é semi-circular e apresenta uma ligeira depressão em frente ao Palácio Público.

É rodeada de mais dois palácios e de velhas mansões.

A Piazza del Campo é cenário de um dos mais fabulosos espetáculos medievais que perduram até nossos dias com uma assistência extraordinária de público vindo de todas partes.

Siena, Piazza di Campo, panoramica, a cidade medieval.
Nas comemorações é feita uma corrida de cavalos para a qual demarca-se uma larga pista entre os edifícios e o centro da praça — pista muito perigosa, devido a dois ângulos retos e à depressão a que nos referimos, exigindo grande perícia dos jóqueis, que montam sem arreio.




GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CONTOS SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Um comentário:

  1. Olá, quando diz que foi um centro etrusco a cidade, depois gaulês e então romano, baseia-se em que? Estou a realizar um trabalho com enfoque na questão histórica de como se formou a cidade de Siena e queria fontes para realizar a pesquisa. Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.