Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
A graça de Deus, quando é correspondida pela pessoa, não só faz funcionar bem a sociedade, mas faz funcionar internamente bem a pessoa.
A sua inteligência funciona bem, a sua vontade funciona bem, a sua sensibilidade funciona bem, e a pessoa fica em condições ideais para a produção daquilo que pode produzir.
Por exemplo, um artista que tem dotes de escultor.
Se ele utilizar adequadamente sua capacidade escultórica, ele sai um escultor tão bom quanto a dose de talento que ele tem proporciona.
Se for assim, então é preciso reconhecer que um grande escultor recebendo a graça vai até o teto, e que nenhum escultor dará tudo que pode se não for animado pela graça.
Então, vendo uma obra-prima medieval, pode ser que essa obra-prima tenha sido feita por um homem que estivesse em estado de pecado mortal e que, portanto, não estava animado pela graça.
Mas ele adquiriu certos hábitos artísticos em virtude de um ambiente onde vivia muita gente cheia da graça de Deus.
Esse ambiente tinha exigências que o artista procurava satisfazer e o obrigava a fazer tudo bem.
Ainda quando o artista fosse ordinário, pela ação da graça sobre o ambiente ele era levado a fazer coisas boas.
Basílica de São Marcos, Veneza |
Por isso, a partir da consideração das realidades culturais, estéticas, da beleza da cidade, podemos subir até considerações de caráter religioso.
Esta visualização das realidades temporais é profundamente diferente de uma piedade corrente entre as pessoas piedosas onde entrou certo entibiamento.
(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 28/2/91. Sem revisão do autor)
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CONTOS SIMBOLOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.