Outras formas de visualizar o blog:

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Faça uma visita virtual à Catedral de Santiago de Compostela


Veja vídeo


A história da catedral de Santiago de Compostela começou pelo ano 813, quanto um eremita de nome Pelayo e alguns pastores se depararam com uma estranha luminosidade.

Aquela misteriosa luz se espalhava sobre um pequeno bosque perto de um morro chamado Libredón. A paisagem, em certos momentos, ficava tão clara que se parecia a um campo estrelado (Campus Stellae = Compostela).

Teodomiro, o bispo local, informado do estranho fenômeno, soube que a luz focara no chão uma antiga arca de mármore. Nela se teria encontrado os restos humanos que se dizia pertencer ao Apóstolo Santiago.

Segundo uma história antiga o Apóstolo decidiu evangelizar a Espanha, mas foi decapitado pelo rei Herodes Agripa na Palestina.

O corpo dele, então, foi lançado ao mar num barco no porto de Jaffa. Sem tripulação, sem leme, soprada só pelo vento, a nau aportou nas costas da Galícia, que os romanos chamavam de Finis Mundi.

Recolhida da praia, a arca fora enterrada num “compostum”, quer dizer um cemitério.





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CONTOS SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

3 comentários:

  1. Parabéns pela postagem.
    Sei mto bem a dimensão desta grande catedral... fiz o Caminho de Santiago, algumas vezes e tudo fica fantástico depois de caminhar cerca de 800 quilometros.
    Este blog é maravilhoso.

    Sua dedicação e empenho não tem preço !!

    Um forte abraço !
    Juju

    ResponderExcluir
  2. Deixei um comentário no link da catedral.
    Vc é uma pessoa mto estudiosa.
    Parabéns pela dedicação e empenho em trazer-nos à luz do conhecimento.
    Fiz o caminho de Santiago, algumas vezes e vi esta fantástica arquitetura.
    um abraço

    ResponderExcluir
  3. Luis, aqui vai um link do youtube, de uma linda frerinha que sempre canta e "encanta" com sua voz, dentro da catedral de Santiago. Acho lindo !!!
    http://www.youtube.com/watch?v=bF0mpz-ES9o&feature=player_embedded
    http://www.youtube.com/watch?v=NYtemahTd48
    abs

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.