A história da catedral de Santiago de Compostela começou pelo ano 813, quanto um eremita de nome Pelayo e alguns pastores se depararam com uma estranha luminosidade.
Aquela misteriosa luz se espalhava sobre um pequeno bosque perto de um morro chamado Libredón. A paisagem, em certos momentos, ficava tão clara que se parecia a um campo estrelado (Campus Stellae = Compostela).
Teodomiro, o bispo local, informado do estranho fenômeno, soube que a luz focara no chão uma antiga arca de mármore. Nela se teria encontrado os restos humanos que se dizia pertencer ao Apóstolo Santiago.
Segundo uma história antiga o Apóstolo decidiu evangelizar a Espanha, mas foi decapitado pelo rei Herodes Agripa na Palestina.
O corpo dele, então, foi lançado ao mar num barco no porto de Jaffa. Sem tripulação, sem leme, soprada só pelo vento, a nau aportou nas costas da Galícia, que os romanos chamavam de Finis Mundi.
Recolhida da praia, a arca fora enterrada num “compostum”, quer dizer um cemitério.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CONTOS SIMBOLOS
Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirSei mto bem a dimensão desta grande catedral... fiz o Caminho de Santiago, algumas vezes e tudo fica fantástico depois de caminhar cerca de 800 quilometros.
Este blog é maravilhoso.
Sua dedicação e empenho não tem preço !!
Um forte abraço !
Juju
Deixei um comentário no link da catedral.
ResponderExcluirVc é uma pessoa mto estudiosa.
Parabéns pela dedicação e empenho em trazer-nos à luz do conhecimento.
Fiz o caminho de Santiago, algumas vezes e vi esta fantástica arquitetura.
um abraço
Luis, aqui vai um link do youtube, de uma linda frerinha que sempre canta e "encanta" com sua voz, dentro da catedral de Santiago. Acho lindo !!!
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=bF0mpz-ES9o&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=NYtemahTd48
abs