![]() |
A história da catedral de Santiago de Compostela começou pelo ano 813, quanto um eremita de nome Pelayo e alguns pastores se depararam com uma estranha luminosidade.
Aquela misteriosa luz se espalhava sobre um pequeno bosque perto de um morro chamado Libredón. A paisagem, em certos momentos, ficava tão clara que se parecia a um campo estrelado (Campus Stellae = Compostela).
Teodomiro, o bispo local, informado do estranho fenômeno, soube que a luz focara no chão uma antiga arca de mármore. Nela se teria encontrado os restos humanos que se dizia pertencer ao Apóstolo Santiago.
Segundo uma história antiga o Apóstolo decidiu evangelizar a Espanha, mas foi decapitado pelo rei Herodes Agripa na Palestina.
O corpo dele, então, foi lançado ao mar num barco no porto de Jaffa. Sem tripulação, sem leme, soprada só pelo vento, a nau aportou nas costas da Galícia, que os romanos chamavam de Finis Mundi.
Recolhida da praia, a arca fora enterrada num “compostum”, quer dizer um cemitério.
GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CONTOS SIMBOLOS







GLÓRIA
CASTELOS
CATEDRAIS
CIDADE
CONTOS
CRUZADAS
HERÓIS
ORAÇÕES
SIMBOLOS

Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirSei mto bem a dimensão desta grande catedral... fiz o Caminho de Santiago, algumas vezes e tudo fica fantástico depois de caminhar cerca de 800 quilometros.
Este blog é maravilhoso.
Sua dedicação e empenho não tem preço !!
Um forte abraço !
Juju
Deixei um comentário no link da catedral.
ResponderExcluirVc é uma pessoa mto estudiosa.
Parabéns pela dedicação e empenho em trazer-nos à luz do conhecimento.
Fiz o caminho de Santiago, algumas vezes e vi esta fantástica arquitetura.
um abraço
Luis, aqui vai um link do youtube, de uma linda frerinha que sempre canta e "encanta" com sua voz, dentro da catedral de Santiago. Acho lindo !!!
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=bF0mpz-ES9o&feature=player_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=NYtemahTd48
abs