segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A segurança nas ruas das cidades medievais

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








No princípio da Idade Média, procura-se acima de tudo a segurança.

Por isso a vida encontra-se totalmente concentrada no domínio, ou quase tanto, configurando um regime de autarquia feudal, ou antes familiar, durante o qual cada corte procura bastar-se a si própria.

Essa necessidade de se agrupar para efeitos de defesa determina a disposição das aldeias, que se encontram agarradas às encostas do domínio senhorial, onde os servos se refugiarão em caso de alerta.

As casas estão amontoadas umas às outras, utilizam a mínima polegada de terreno e não ultrapassam as escarpas da colina em que se ergue o torreão.

Tal disposição é ainda muito visível em castelos como o de Roquebrune, perto de Nice, que data do século XI.

Como era comum nas cidades medievais, Rothenburg ob der Tauber  se circundou de muralhas e torres para garantir a segurança, Alemanha
Como era comum nas cidades medievais, Rothenburg ob der Tauber
se circundou de muralhas e torres para garantir a segurança, Alemanha
Assim que passa a época das invasões, as residências dos camponeses espalham-se pelos campos fora, e a cidade destaca-se do castelo.

Se na cidade primitiva predominam ruelas estreitas, não é por gosto, mas por necessidade, porque era preciso que a população se estabelecesse, bem ou mal, na cintura das muralhas.

O mesmo não acontece com os arrabaldes que se multiplicam a partir do fim do século XI.

Se as ruelas são também aí tortuosas, é por seguirem o traçado das muralhas determinado pela configuração geral do local.

Mas não se pense que o alinhamento das casas era deixado à exclusiva fantasia dos habitantes.

A maioria das cidades antigas são construídas de acordo com um plano bem visível.

Em Marselha, por exemplo, as vias principais, como a Rua de São Lourenço, são estritamente paralelas às margens do porto, onde vão desembocar as ruelas transversais.

Quando estas ruas são muito estreitas, pode-se estar certo de que isso acontece por razões muito precisas, como no Midi a defesa do vento ou do sol.

É uma disposição muito judiciosa, e isso fica patente quando em Marselha os adeptos do barão Haussmann traçaram essa lamentável Rua da República, vasto corredor glacial que desfigura a antiga colina dos Moinhos.

A cidade de Bram, na região de Languedoc, França, escolheu um traçado concêntrico das ruas
A cidade de Bram, na região de Languedoc, França,
escolheu um traçado concêntrico das ruas
No Languedoc, para proteção contra o terrível cers [vento do Baixo Languedoc, semelhante ao mistral], utilizou-se muitas vezes o plano central, como na pequena cidade de Bram, onde as ruas giram em círculos concêntricos em torno da igreja.

Mas, sempre que podem e não são estorvados pelo clima ou pelas condições exteriores, os arquitetos preferem um plano retangular semelhante ao das cidades mais modernas, como as da América ou da Austrália: grandes artérias cruzando-se em ângulo reto, com um espaço reservado no interior do retângulo para a praça pública, na qual se erguem a igreja, o mercado — e se é caso, a câmara municipal — e ruas secundárias paralelas às primeiras.

Assim foi concebida a maioria das cidades novas. Monpazier, na Dordogne, é muito característica a este respeito, com as suas ruas traçadas a esquadria, recortando blocos de casario de uma absoluta regularidade.

Cidades como Aigues-Mortes, Arcis-sur-Aube, Gimont no Gers, apresentam a mesma simetria de desenho.

(Autor: Régine Pernoud, “Lumière du Moyen Âge”, Bernard Grasset Éditeur, Paris, 1944)


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