segunda-feira, 4 de abril de 2022

A ordem medieval é uma via para adorar a Deus

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs








A graça de Deus, quando é correspondida pela pessoa, não só faz funcionar bem a sociedade, mas faz funcionar internamente bem a pessoa.

A sua inteligência funciona bem, a sua vontade funciona bem, a sua sensibilidade funciona bem, e a pessoa fica em condições ideais para a produção daquilo que pode produzir.

Por exemplo, um artista que tem dotes de escultor.

Se ele utilizar adequadamente sua capacidade escultórica, ele sai um escultor tão bom quanto a dose de talento que ele tem proporciona.

Se for assim, então é preciso reconhecer que um grande escultor recebendo a graça vai até o teto, e que nenhum escultor dará tudo que pode se não for animado pela graça.

Então, vendo uma obra-prima medieval, pode ser que essa obra-prima tenha sido feita por um homem que estivesse em estado de pecado mortal e que, portanto, não estava animado pela graça.

Mas ele adquiriu certos hábitos artísticos em virtude de um ambiente onde vivia muita gente cheia da graça de Deus.

Esse ambiente tinha exigências que o artista procurava satisfazer e o obrigava a fazer tudo bem.

Ainda quando o artista fosse ordinário, pela ação da graça sobre o ambiente ele era levado a fazer coisas boas.

Basílica de São Marcos, Veneza
Essa é a razão pela qual, visitando locais maravilhosos como a cidade Veneza – que foi criada e onde viveram homens em estado de graça e homens em estado de pecado –, não podemos deixar de louvar a Deus por aquilo que Ele fez.

Por isso, a partir da consideração das realidades culturais, estéticas, da beleza da cidade, podemos subir até considerações de caráter religioso.

Esta visualização das realidades temporais é profundamente diferente de uma piedade corrente entre as pessoas piedosas onde entrou certo entibiamento.



(Autor: Plinio Corrêa de Oliveira, 28/2/91. Sem revisão do autor)





GLÓRIA CRUZADAS CASTELOS CATEDRAIS HEROIS ORAÇÕES CONTOS SIMBOLOS
Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISORAÇÕES E MILAGRES MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.