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terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Por que a ordem medieval é também uma via para contemplar e adorar a Deus



A graça de Deus, quando é correspondida pela pessoa, não só faz funcionar bem a sociedade, mas faz funcionar internamente bem a pessoa.

A sua inteligência funciona bem, a sua vontade funciona bem, a sua sensibilidade funciona bem, e a pessoa fica em condições ideais para a produção daquilo que pode produzir.

Por exemplo, um artista que tem dotes de escultor. Se ele utilizar adequadamente sua capacidade escultórica, ele sai um escultor tão bom quanto a dose de talento que ele tem proporciona.

Se for assim, então é preciso reconhecer que um grande escultor recebendo a graça vai até o teto, e que nenhum escultor dará tudo que pode se não for animado pela graça.

Então, vendo uma obra-prima medieval, pode ser que essa obra-prima tenha sido feita por um homem que estivesse em estado de pecado mortal e que, portanto, não estava animado pela graça.

Mas ele adquiriu certos hábitos artísticos em virtude de um ambiente onde vivia muita gente cheia da graça de Deus. Esse ambiente tinha exigências que o artista procurava satisfazer e o obrigava a fazer tudo bem.



Ainda quando o artista fosse ordinário, pela ação da graça sobre o ambiente ele era levado a fazer coisas boas.

Basílica de São Marcos, Veneza
Essa é a razão pela qual, visitando locais maravilhosos como a cidade Veneza – que foi criada e onde viveram homens em estado de graça e homens em estado de pecado –, não podemos deixar de louvar a Deus por aquilo que Ele fez.

Por isso, a partir da consideração das realidades culturais, estéticas, da beleza da cidade, podemos subir até considerações de caráter religioso.

Esta visualização das realidades temporais é profundamente diferente de uma piedade corrente entre as pessoas piedosas onde entrou certo entibiamento.

(Fonte: Plinio Corrêa de Oliveira, 28/2/91. Sem revisão do autor)





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